Receba as notícias do SIPERGS
Cadastre-se em nossa lista
Principal | Fale Conosco
O SIPERGS
 
Histórico
Diretoria
Comissões
Comissões
Contribuição
Homologações
Notícias
Negociações Coletivas
Legislação
Oportunidades
Convênios
Links
Tabela de Honorários
Abertura de Consultório em PoA
Piso Salarial
Origem histórica do sindicalismo


O sindicato é um dos fenômenos sociais de maior importância ocorrido no século XIX,  próprio de uma sociedade industrializada, agremiadora de indivíduos com intuito de formarem grupos representativos de seus direitos trabalhistas.

O movimento sindical surgiu espontaneamente entre os trabalhadores, estes perceberam que se estivessem organizados em grupos e, em local exclusivamente que cuidaria da relação de trabalho, teriam mais força para reivindicar seus direitos, visto que neste local não haveria intervenção de estatais, ou do setor privado.

No Brasil, assim como no mundo, o sindicalismo apareceu com o processo industrial, sendo neste momento que começaram a surgir as grandes reuniões de trabalhadores, formando uma força de trabalho organizado.

A criação dos sindicatos se deu efetivamente, a partir da publicação do decreto nº 979, de 6 de janeiro de 1903, criando os sindicatos agrícolas, possibilitando,  o reconhecimento de um espaço para o desenvolvimento do sindicalismo brasileiro.

Posteriormente, o Decreto nº 1637, de 5 de janeiro de 1907, autorizava a constituição de sindicatos profissionais, para os trabalhadores e profissionais liberais. Entretanto, o movimento sindical só decolou em 1931, com a promulgação do Decreto nº 19.770. Em seguida, foi a vez da Constituição de 1934,  de acolher a liberdade sindical, inclusive adotando a pluralidade sindical.

O Brasil acabou por adotar o sistema de unicidade sindical na época em que o Estado que era quem comandava as organizações sindicais, desde então o permanece a unicidade sindical no Brasil, proibindo mais de um sindicato representante de cada categoria profissional na mesma base territorial.

O Sindicato dos Psicólogos do Rio Grande do Sul, foi fundado em 14/08/1980, registrado no MTE sob nº 3123.533, livro 87, folha 66 de 1980.



SIPERGS - Sindicato dos Psicólogos no Estado do Rio Grande do Sul
Rua Felipe Neri, 457 sala 404 - Bairro Auxiliadora - 90440-150
Porto Alegre - RS - Fone/Fax: (51)3388-8670 - e-mail: sipergs@sipergs.org.br
NOVO HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTERNO
Segunda à quinta 14h às 17h
Terça, quarta, e sexta 9h às 11h30min
Homologações: Quinta-feira das 9h às 11h (com agendamento prévio)